Respiração Bolas de Sabão das Emoções
Este é um exercício de mindfulness que permite relaxar e treinar a atenção plena na respiração, bem como observar as emoções através do uso das bolas de sabão.
Mais do que nunca, é aconselhável que pais, professores e educadores fomentem nas crianças a habilidade de identificar as emoções. Esta prática está relacionada com o conceito de inteligência emocional, popularizado por Daniel Goleman, na década de 90, e que potencia inúmeros benefícios e vantagens, como maior autoestima, capacidade de comunicação, resiliência e autonomia.
É por isso que hoje te deixo esta prática que costumo usar com os meus alunos e que eles tanto gostam. Aqui fica o passo a passo base para guiares as crianças, com mais de 5 anos:
- Senta-te, de costas direitas, numa posição confortável. Inspira até não ser possível entrar mais ar e expira até não haver mais ar para sair dos teus pulmões. Faz este exercício três vezes ao teu ritmo.
- Observa como te sentes e dá um nome à emoção que estás a sentir. É alegria? É medo? É tristeza? É raiva? É o quê?
- A seguir, inspira profundamente e faz uma bola de sabão, imaginando que a estás a preencher com a emoção que estás a sentir através do teu sopro.
- Se quiseres continuar a sentir essa emoção toca com a tua mão na bola de sabão e a seguir toca no teu coração. Se não quiseres continuar a sentir essa emoção, deixa ir a bola de sabão e sente a tua emoção a ser libertada, assim que ela rebenta.
Bom treino!