DESAFIO

Bolas de Sabão das Emoções | Mindfulness para Crianças

Este é um exercício mindfulness, ou seja, de atenção plena, que permite relaxar, treinar a atenção plena na respiração e observar as emoções através do uso das bolas de sabão.
Mais do que nunca, é aconselhável que pais, professores e educadores fomentem nas crianças a habilidade de identificar as emoções. Esta prática está relacionada com o conceito de inteligência emocional, popularizado por Daniel Goleman, na década de 1990, e que potencia inúmeros benefícios e vantagens, como maior autoestima, capacidade de comunicação, resiliência e autonomia.
É por isso que hoje te deixo esta prática que costumo usar com os meus alunos e que eles tanto gostam. Aqui fica o passo a passo base para guiares as crianças, com mais de 5 anos: 
 
1- Senta-te, de costas direitas, numa posição confortável. Inspira até não ser possível entrar mais ar e expira até não haver mais ar para sair dos teus pulmões. Faz este exercício três vezes ao teu ritmo.
 
2- Observa como te sentes e dá um nome à emoção que estás a sentir. É alegria? É medo? É tristeza? É raiva? É o quê?
 
3- A seguir, inspira profundamente e faz uma bola de sabão, imaginando que a estás a preencher com a tua emoção através do teu sopro.
 
4- Se quiseres continuar a sentir essa emoção toca com a tua mão na bola de sabão e a seguir toca no teu coração. Se não quiseres continuar a sentir essa emoção, deixa ir a bola de sabão e sente a tua emoção a ser libertada, assim que ela rebenta.
 
Podes ver mais sugestões exercícios mindfulness aqui.
Um abraço Mindful, Carla Bulhões

Partilhar

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on pinterest
Share on linkedin