És aquilo que comes
Hoje é dia de: Praticar a atenção plena à refeição!
Partilho contigo exercícios que te ajudam a ter uma alimentação consciente, a colocar a mente num estado que entende a quantidade de comida que realmente precisas e do porquê da tua fome.
Quando fores comer faz as seguintes perguntas:
Eu estou realmente com fome ou quero comer porque estou frustrada(o), ansiosa(o) ou triste? Quero alimentar o meu estômago ou as minhas emoções? O que vou comer é realmente nutritivo? Responde com sinceridade e aceitação, sem julgares o teu estado e emoções. Toma apenas consciência deles.
Antes de começares a comer, observa as cores dos alimentos, sente o cheiro e só depois dá a primeira dentada. De seguida, presta atenção a todos os sabores e texturas dentro de sua boca.
Tem em atenção que é indicado que tua refeição dure, no mínimo, 20 minutos. É o tempo aproximado que o corpo leva a sentir-se saciado. Assim sendo, come tranquilamente, sem pressa, mastiga bem cada garfada para que os alimentos sejam bem digeridos pelo teu corpo.
Afasta-te das distrações, como por exemplo a televisão ou o telemóvel. Quando comemos distraídos, o nosso corpo tem dificuldade em reconhecer que o estamos a alimentar. É nestas situações que exageramos na quantidade de comida ingerida ou voltamos a comer novamente pouco tempo depois.
– Por último, presta atenção ao teu corpo e deixa de comer quando perceberes que já estás saciada(o).
Esta prática ajuda-te a procurar uma alimentação mais saudável e equilibrada, com consciência, sem exageros e julgamentos. Boas refeições