5 hábitos que atrapalham o teu sucesso

Sabias que podes estar a sabotar o teu sucesso e felicidade de forma inconsciente? Pois é, ao adotares alguns hábitos aparentemente inofensivos, estás a alimentar a negatividade na tua vida. Como resultado, os teus níveis de satisfação e bem-estar reduzem, fazendo-te entrar num ciclo vicioso de descontentamento, melancolia, insatisfação, desmotivação, aborrecimento, procrastinação ou angústia.

É claro que o sucesso e a felicidade não caem do céu. Em primeiro lugar, é importante manteres uma atitude positiva perante a vida. Em segundo lugar, mas igualmente importante, deves manter práticas saudáveis aliadas a comportamentos que te permitam atingir os objetivos…

5 hábitos que deves anular para dar espaço a novas formas de estar na vida:

Não assumir a responsabilidade

Ignorar que a vida que tens é resultado das decisões que tomas (e atenção que não fazer nada também é uma decisão) leva a que os teus dias corram ao “sabor do vento” ou de acordo com a vontade de terceiros. Consequentemente, mais cedo ou mais tarde acabas por te sentir culpada(o), desiludida(a) ou até mesmo insatisfeita(o).
Assumir a responsabilidade das tuas decisões é uma forma de te focares naquilo que queres ou precisas fazer para atingir os teus objetivos. Afinal de contas, se não souberes para onde queres ir, qualquer caminho serve, até mesmo aquele que não te serve.

Mi Mi Mi constante

O queixume a toda a hora! Quanto mais alimentares pensamentos e conversas negativas, mais persistentes se tornam na tua vida. Isto leva a que a tua atenção fique cada vez mais direcionada para o erro, para a tragédia e vitimização. Eventualmente, já ouviste dizer que a tua energia vai para onde está o teu foco, certo? Logo, se dás o poder a uma voz negativa ela vai assumir o comando da tua vida, influenciando o teu comportamento e tornando cada vez mais difícil reconhecer as coisas boas que acontecem. Por outro lado, se deres mais atenção às vitórias que alcanças e a tudo o que de bom tens na tua vida, potencias a tua capacidade de encontrar soluções para o que pode ser melhorado.

Duvidar das capacidades e habilidades

“Eu não sou o suficiente!”. Esta é uma das crenças que mais obstáculos cria a uma vida com sucesso. Quem nunca duvidou das suas capacidades e habilidades em determinado momento da vida? Não só nos deixa com a autoestima em baixo, como nos limita na concretização de objetivos. Por isso, faz ouvidos moucos a essa voz interior negativa que te impede de agarrar oportunidades e assumir novas responsabilidades e começa a treinar a tua mente para a identificação de situações positivas. Sugiro que todos os dias, no final do dia, reconheças cinco pontos positivos do teu dia. Ao princípio pode parecer ser difícil, mas com o passar do tempo torna-se muito mais fácil. Se ainda assim, este tipo de crença continuar muito enraizado podes sempre falar comigo. Numa sessão de coaching que tem por base exercícios de programação neurolinguística posso guiar-te na libertação dessa crença limitadora, dando espaço à sua substituição por uma crença potenciadora.

Querer controlar tudo

Quando não confiamos, o primeiro instinto é tentar encontrar forma de conseguir algum controlo. O problema é que o dito controlo é muitas vezes uma mera ilusão, pois todos temos pouco ou até mesmo nenhum poder para alterar grande parte daquilo que nos acontece. A única parte controlável neste processo são mesmo as suas atitudes e decisões face à situação. Ou seja, o teu comportamento. Aceita este facto e deixa que a vida siga o seu rumo natural e vais ver que te sentes muito mais leve e feliz.

Resistir à mudança

Estar na zona de conforto é muito mais fácil, mas é na zona de mudança que a magia acontece. Afinal de contas, se não abrires espaço para outras perspetivas ou estares recetiva(o) a outros pontos de vista ou experiências, não sairás do mesmo ponto e não acrescentas ao que já tens. Dá a ti própria(o) a oportunidade de cresceres e evoluíres, com quedas e vitórias pelo caminho. Tudo serve de aprendizagem ou celebração. Com certeza, te sentirás muito mais realizada(o)!

[subscriber:firstname | subscriber:lastname | default:newsletter]

Fazer um Comentário

All fields marked with an asterisk (*) are required

X