Respiração O Meu Nome É…
Por vezes, quando nas aulas de Mindfulness digo aos meus alunos mais novos que vamos fazer exercícios de respiração, a resposta imediata é: “Mas nós estamos sempre a respirar!”
Claro que sim, a respiração é um ato inconsciente regulado pelo sistema nervoso autónomo, logo há muitas pessoas que não lhe prestam grande atenção, nem pensam muito sobre ela. No entanto, a forma como fazemos algo tão simples, como a nossa respiração, influencia muito o nosso estado físico, mas também emocional. Daí ser tão importante fazê-lo corretamente.
O exercício que hoje proponho para os mais novos é muito simples e permite treinar a atenção plena na respiração e estimular a concentração. Aqui ficam os passos do guião:
- Senta-te ou deita-te numa posição confortável, com o corpo relaxado e de costas direitas;
- Fecha os olhos e começa a concentrar a tua atenção na respiração, no ar que entra e no ar que sai;
- De seguida, faz uma inspiração lenta e profunda pelo nariz e, ao mesmo tempo, junta as palmas das tuas mãos em frente à tua barriga e sobe-as até os teus braços ficarem esticados por cima da tua cabeça;
- Começa a expirar e ao mesmo tempo a abrir e a baixar os teus braços, até repousares as mãos nas tuas pernas, enquanto soletras o teu nome;
- Podes fazer este exercício três vezes: primeiro soletras o teu nome de forma audível, depois sussurras e por último mentalmente.
- Quando terminares, mantem-te na mesma posição, com as mãos repousadas e os olhos fechados. Observa e descreve mentalmente os teus pensamentos e as sensações no teu corpo, sem julgamento.
Bom treino!